segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Panorama dos pernambucanos no Brasileiro

SÉRIE B

NÁUTICO

Faltando duas rodadas para o final da Série B 2016, o Clube Náutico Capibaribe, que vem de uma derrota por 3x0 para o Avaí, ainda luta pelo acesso. O Timbu tem 57 pontos e está na quinta posição, a três pontos do quarto colocado, o Bahia. Segundo o site Infobola, o Náutico tem 17% de chance de jogar a Série A em 2017, de onde caiu em 2013. O Náutico ainda enfrentará no sábado dia 19 o rebaixado Tupi, e no dia 26, fecha sua participação contra o Oeste, que ainda pode ou não está brigando para evitar a queda.

Para o Náutico subir, ele precisa vencer as duas partidas e secar o Bahia, que pega o Bragantino em Salvador e na última rodada, enfrenta o já campeão Atlético/GO. O Náutico vinha numa queda, mas com a chegada de Givanildo Oliveira, entrou em ascensão e já briga pelo acesso. Mas precisa reverter a matemática e vantagem do Bahia...

SÉRIE A

SPORT

Praticamente livre do rebaixamento, o Sport Club do Recife vem de um importante resultado: uma vitória bonita por 3x0 em cima do Grêmio em Porto Alegre. O Leão da Ilha, com essa vitória, diminuiu para 2% a chance de ser rebaixado, segundo o site Infobola. O Rubro-Negro ainda tem quatro jogos, dois deles em casa. Na próxima quarta-feira (16), enfrenta o Cruzeiro, na Ilha do Retiro. Em seguida, o Sport tem dois jogos seguidos fora de casa. No domingo (20), sai para jogar com o Atlético/PR na capital do Paraná, Curitiba. No sábado, dia 26, enfrenta a equipe do América/MG; e no domingo (04 de dezembro) encerra sua participação contra a equipe do Figueirense.

A conta é simples. Para não estar de volta à Série B, que disputou pela última vez em 2013, o Leão apenas depende de si mesmo, de suas próprias pernas. É a forma mais digna de encerrar um ano que não foi bom para o time, que perdeu a Copa Nordeste e o Campeonato Pernambucano.

SANTA CRUZ

Um empate fora de casa diante do Internacional e uma vitória em cima do lanterna América/MG evitaram que o rebaixamento do Santa Cruz Futebol Clube fosse antecipado. Mas a Cobra Coral ainda respira com ajuda de aparelhos na UTI do Campeonato, pois segundo o site Infobola, tem 99% de estar na Segundona em 2017. O time começou muito bem o campeonato após ser Campeão do Nordeste e Campeão Pernambucano. Chegou até mesmo a liderar o Brasileirão. Mas caiu de produção e agora está a um passo de ser rebaixado, mais uma vez, no ano seguinte de sua subida. Essa é a primeira vez na história da era dos pontos corridos que um mesmo time lidera o campeonato e cai para o outro extremo (lanterna) numa mesma temporada.

O Santa Cruz já admite que está muito difícil a situação, e já planeja 2017. O Tricolor, entretanto, ainda tem quatro jogos pela frente. Na quarta, dia 16, enfrenta o Coritiba, em Curitiba. Se o Santa empatar, perder ou até vencer, mas o Vitória também vencer, já estará matematicamente rebaixado. A Cobra ainda precisa secar Figueirense e Internacional. Depois, vem dois jogos seguidos em casa: No domingo, dia 20, pega o Atlético/MG no Arruda. E no domingo, dia 27, enfrenta o Grêmio, também no Arruda. Coincidência ou não, o time enfrentará nada menos em suas duas últimas partidas em casa os finalistas da Copa do Brasil, que nessa ocasião, estarão disputando o título. Por fim, o Santa Cruz fecha a participação na Série A contra o São Paulo, no Morumbi, no domingo, dia 04 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário